ESCOLHEU O SAPATO CERTO?

Me desculpem queridos sapatos!

Na quarta feira passada começaram minhas aulas, de novo 3 horas e meia de pé todas as noites! Foi por isso que me lembrei dos meus velhos sapatos de dar aula que aposentei ano passado. No final do semestre eu vi que eles começaram a descolar do lado e os aposentei reclamando que não valiam nada e que eram uns fracotes. Bom, peço publicamente desculpa, me redimo. Vocês foram sensacionais e tiveram muito valor e importância para o meu desempenho.  Bem hajam. Na terceira noite dando aula com uns sapatos novos é que você percebe como um bom e confortável par de sapatos é importante para o seu desempenho. Você, quando deveria estar livre para se concentrar e movimentar, está com sua mente perturbada pelo pensamento de quando aquele sofrimento vai acabar, como você desejaria tirar aquele maldito sapato e por seus pés para cima. Você começa até a pensar que está com joanete e que precisa ir ao ortopedista. Só quem já passou por isso sabe o que é você se arrastar pela sala, inventar motivos para se sentar. Sua voz fica até mais baixa e lenta. Trêmula até. Eu já sabia da importância desse pequeno detalhe, mas com o tempo você relaxa com as coisas mais simples, são tão simples, básicas insignificantes até, que você as desconsidera. Não aparecem então mais facilmente esquecidas.

Da mesma forma que um sapato confortável, macio, com uma boa sola de borracha que passe completamente desapercebido e esquecido na sua função, assim também deveria de ser  com os pequenos detalhes da vida em geral e da profissional em particular. Precisamos saber e cuidar dos básicos mais simples da nossa carreira profissional ou do desempenho da nossa empresa. Parece até um lugar comum e pleonasmo, sem uma base solida e consistente, não se constrói nada. Isto está muito claro para todos nós, mas porque às vezes as coisas mais básicas não estão diretamente na linha de frente do cliente nem na essência do nosso desempenho, ficam relegadas para depois ou mesmo alguns nem investem nelas.

Normalmente se releva a função e importância da elaboração de um plano de negócio consistente, desde a idéia inicial até ao início do negócio. E após essa fase a continuidade do exercício do planejamento.

No caso de um e-commerce, será que o básico necessário de hardware, software, sistemas, infra estrutura  e logística está sendo considerado com a importância necessária? Você não está só de preocupando com o front end e deixando de lado a gestão da demanda e de distribuição, por exemplo?

Existe um plano de contingência em 3 níveis tanto para o seu negócio, como para a área tecnológica em particular? Se ainda existem dúvidas em relação à importância desta base, é bom dar uma olhada os casos acontecidos quando as torres do World Trade Center forma destruídas no 11/09.

Um bom plano de marketing digital é fundamental antes de qualquer ação nas mídias sociais. Sem objetivos claros e uma boa base de infra estrutura física e humana para dar continuidade às ações, o melhor é até nem entrar.

Tal como um bom par de sapatos para a função de professor, assim toda a função básica da gestão tem que passar despercebida, não ser lembrada. Para que tudo fique livre para o foco de atenção principal, o mercado e o cliente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Gestão e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ESCOLHEU O SAPATO CERTO?

  1. Walderes disse:

    … E você sempre encontrando no cotidiano uma ligação com a gestão das empresas. Parabéns de novo, muito bom o texto. O que mais falta nas empresas é exatamente preocupar-se com o básico. E em momento de crise, o que realmente sustenta é a base que ajudou a construir e consolidar o negócio.
    Prometo que no seu aniversário eu e o AA te daremos um sapato confortável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s