VOCÊ SABE COMER SALAME E BRINCAR DE LEGO?

Sabe? Se sim, você já tem condições de ter sucesso na primeira função do processo de administrar, gerir. Sim, é isso.200px-Fonds_henri_fayol

Lá no começo do século passado, no ano de 1916, o francês Jules Henri Fayol, no seu livro “Administração Industrial Geral” ou no original francês, “Administration Industrielle et Generale”, estabeleceu as bases da Administração como uma disciplina e profissão sistematizada, dando início à fase chamada de Administração Clássica e especificou, pela primeira vez na história, uma série de princípios e diretrizes do que seria uma Administração empresarial com visão global da organização.

Na sua obra, nosso amigo Fayol, prescreveu o que seria uma administração de excelência para aquela época e sistematizou essas ideias em 14 famosos princípios que deveriam ser seguidos pelos gestores para que se obtivesse o sucesso de toda organização. Mas o que realmente ficou marcado até nossos dias foi o que Fayol chamou das 5 funções universais da administração que todo administrador deveria fazer. Essas funções ficaram conhecidas pelo acrônimo PO3C e são elas: Prever/planejar. Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. O interessante do que Fayol estabeleceu há 100 anos atrás, é que essa necessidade de executar as funções, permanece presente até hoje na Administração. Essas 5 funções podem tomar outras formas, o PDCA uma delas, mas na sua essência as etapas do processo administrativo ou da essência da gestão são os mesmos. Sem a execução dessas função não existe gestão! Esse é o ponto principal, se você é chamado de gestor e não sabe nem executa estas funções não está gerindo, isto em todas as esferas, da pessoal à organizacional ou à planetária.

A primeira função que Fayol estabeleceu é a de Prever e Planejar, hoje o P – PLAN a primeira fase do processo PDCA, a ferramenta da gestão mais usada e indicada da excelência, atualmente.

Agora o que mais chama a atenção é que neste nosso contexto empresarial brasileiro, esta é a função mais carente de competência. Pesquisas realizadas pelo Sebrae da prática das características empreendedoras, mostram que a característica “planejamento e monitoramentos sistemáticos” é a que menos nossos empreendedores demonstraram nos testes. O fato é que se olharmos à volta e tentarmos buscar algumas falhas e fracassos de nossas empresas e gestores, vemos que existiu, ou não existiu no caso, um bom planejamento.

Ora como sempre digo para meus alunos, se você sabe comer salame e brincar de Lego você sabe, ou já soube planejar!

Sim, siga meu raciocínio e responda a minha pergunta. Como se come um salame? A resposta é simples, fatiado. E como se faz o planejamento? Fatiando-se o objetivo maior, em pequenos objetivos menores, controláveis e que atingidos na sequência certa ao longo do tempo irão nos levar ao objetivo maior e mais distante que pretendemos.

E como se brinca de Lego? Isso mesmo, pegando o desenho e seguindo as instruções dele, encaixando um tijolinho no outro até termos o objeto grande concluído!! Isso mesmo que nem o salame, um pedacinho por vez seguindo o desenho e a sequência original. Assim simples, fatiamos o salame, fazemos o desenho da sequência certa e encaixamos uma parte na outra seguindo o desenho, ops o Plano! Sem planejamento, sem fatiar o salame, não tem Plano, Lego. E sem Plano não tem rumo e nem objetivo!

Bom, é sempre assim, do macro ao micro e de volta ao macro. O uso da análise e da síntese no processo da gestão.

E vamos comer salame e brincar muito de Lego para sermos felizes!

Anúncios
Esse post foi publicado em Empreendedorismo, Gestão e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para VOCÊ SABE COMER SALAME E BRINCAR DE LEGO?

  1. Pingback: PRECISA SER UM MISTOD E MÃE DINAH E MACGYVER! | Estrela e constelação …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s