VOCÊ COME AZEITONAS EM BUFFET POR QUILO?

20130831_135442Hoje no almoço me voltou à mesma dúvida que sempre tenho quando vou num restaurante por quilo e eles têm aquelas azeitonas grandes bonitas. Será que pego ou não? Sempre pego e depois fico com sentimento de culpa porque estou pagando algo que vou jogar fora, um desperdício de dinheiro. Minha consolação é que se gostasse de costela seria pior, mas minha preferência são as azeitonas, ainda bem, menos pesado o caroço.

Você está achando estranho? Se você fosse como eu, que gosto muito de azeitonas teria o mesmo dilema. Quando eu gosto? Muito, muito. Não consigo resistir e como muitas sempre. Quantas? Tá bom, umas vinte ou mais. Admirou-se? Sabe aquela coisa de gente que faz tatuagem e fica se auto enganando e pseudo justificando para os outros sua mania dizendo que tem que ter um número par e depois tem que ser um número impar para dar sorte? Eu sou assim com as azeitonas. No mínimo tem que ser 10, porque são 10 os dedos da mão, a base da nossa numeração. Depois eu vou indo de uma em uma par, impar, número primo, depois tem que ser um número “bonito” tipo quinze, 18. Quando chega perto do vinte, pulo logo ao vinte, para ser um número redondo, elegante. E por aí vai. Quando estou satisfeito, lá pelo trinta e poucos, fico contando e alinhando os caroços no prato de forma geométrica e recontando para ver se comi o número “correto” que dê sorte e satisfação.

Achou muito estranho? Bom tem gente com manias piores, coleciona e justifica os mais variados e estranhos itens e motivos. O meu são as azeitonas que além de saborosas, fazem bem. Seu descarte, o caroço, pesa pouco e é relativamente barato comparado com o que várias empresas, organizações governos, fazem. Brincam com outro tipo de coisas bem mais importantes não só para elas como para a sociedade, gastam dinheiro inútil e desperdiçam imensos recursos que são pagos pelos próprios e no caso das organizações, pelos clientes ou pela sociedade no caso das manias dos governos.

Tenha a impressão que é assim que os políticos fazem com certas obras e gastos, ou alguns administradores de certas empresas. Sempre em dúvidas sobre se o número é o certo ou não, vão arredondando tudo para cima até chegar ao número “certo”. Depois com gáudio vão contando os caroços, ou os votos do STF, ou os benefícios alcançados, com a satisfação e o prazer de quem fez a coisa certa, de forma bonita e elegante, com estilo rebuscado. Aquela auto satisfação inexplicável que temos ao comer uma azeitona daquelas pretas, gordas, gordurosas, cheias azeitonasde carne.

E com isso nossos administradores públicos ou privados se esquecem das premissas básicas da administração, a eficiência, a eficácia e a efetividade. Eficiência no fazer as coisas da maneira mais certa e barata, eficácia para atingir a produtividade e fazer as coisas certas para o mercado e a efetividade de conseguir manter isso ao longo do tempo. Vamos ver se nossos políticos vão manter a efetividade deles nas próximas eleições. Enquanto isso, vamos nos satisfazendo com belas azeitonas, seja num Buffet por quilo ou não.

Anúncios
Esse post foi publicado em Gestão e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para VOCÊ COME AZEITONAS EM BUFFET POR QUILO?

  1. Sabe, azeitonas eu sempre pego… mas prefiro quando tem as recheadas que daí não tem prejuízo! mesmo sabendo que o divertido é roer o caroço… Mas meu dilema em buffet por quilo é a maionese… cresci com almoço de domingo sempre com muita maionese… quando comecei a trabalhar, sofria muito, pq queria pegar a maionese, em muita, é claro, mas não podia senão ia estourar o valor do vale… quase 20 anos atrás…Adorei suas “desculpas” pra comer mais azeitonas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s