SÃO ELTON MAYO NOS LIVRE E GUARDE DOS MAUS GESTORES!!

 

eltonVocê nunca ouviu falar deste Santo? Uma pena, todos nós profissionais de qualquer ramo deveríamos acender velas para ele. E você que trabalha em RH ou estuda RH deveria acender umas 2 ou até 3 velas para ele. Na verdade, ele não existe como Santo, foi uma livre menção ao pesquisador Elton Mayo, esse senhor simpático da foto. Um injustiçado da Administração. Alguém no mesmo nível de Henry Ford, no grau de importância para a consolidação da ciência da Administração e que contrapôs toda uma teoria que deu origem à ciência da administração, a teoria Clássica.

Mas vamos lá explicar porque devemos recorrer nos tempos atuais a Elton Mayo. Ele simplesmente conduziu o experimento de Hawthorne onde se revelou que a produtividade a partir de determinado nível não depende mais dos aumentos de salários, prêmios de produção ou condições ambientais. Ele revelou ao mundo que as pessoas produzem mais e se sente mais felizes nas organizações se: houver integração social e aprovação nos grupos sociais dos trabalhadores; se houver reconhecimento e aprovação social, participação e reconhecimento; se houver importância no cargo; que existe uma cultura do grupo e que as relações humanas são importantes na condução do processo de trabalho e que os grupos sociais informais influenciam as regras de conduta das pessoas. Que as relações entre as pessoas e os grupos sociais são mais fortes que a estrutura formal. Só isso! E por volta de 1.927 no auge da implantação das linhas de montagem e da Teoria Clássica da Administração que preconizava que as pessoas são como máquinas e só trabalham com castigos e recompensas monetárias.

Foi a partir destas observações que surgiu a Teoria das Relações Humanas, viu pessoal do RH? Que se evoluiu para a Teoria X e Y de Douglas McGregor, para a Teoria Z Japonesa, para a Administração Participativa, para a importância da Cultura e Clima Organizacionais, para a importância das pessoas nas organizações.

Como poderia ser diferente hein? Sem pessoas não existe nada! Apenas as paredes, máquinas e o saldo no banco.

Esta evolução culmina hoje na potencialização das relações entre as pessoas, as Redes Sociais. São as relações entre as pessoas e a construção da Cultura Organizacional que fazem a diferença entre as empresas. O sucesso das organizações depende fundamentalmente da Cultura e Clima organizacionais que os gestores criam, incentivam ou permitem criar. Inovação e resultado depende disso.

Entendeu agora a importância do Elton Mayo e conhecer o que ele observou e escreveu?

Se quiser saber mais, o que recomendo, leia qualquer livro de Teoria Geral da Administração, a famosa e injustamente temida disciplina de TGA dos cursos de Administração. Injustiça esta mais pela forma muita chata de como ela é ministrada do que pela importância e grande fonte de conhecimento da Administração e do entendimento das organizações atuais.

Vá lá no Google, pesquise leia sobre o assunto, reconheça o valor deste pesquisador e mude seu comportamento de gestor.

Obrigado Elton Mayo. E por favor, nos livre e guarde dos gestores que nunca ouviram falar de você!

António Albano B Moreira

http://www.antonioabmoreira.com.br

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para SÃO ELTON MAYO NOS LIVRE E GUARDE DOS MAUS GESTORES!!

  1. jregan disse:

    The picture displayed in the above article is incorrect. The person pictured is George Lombard who taught at the Harvard Business School. George worked with Elton Mayo, but Elton Mayo was bald, much thinner, wore wire-rimmed glasses, and smoked cigarettes incessantly from a long cigarette holder. A lot of the pictures you will find on the Internet will show this…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s