O TAMANHO DA PISCINA DA VALDETE!

Ou o AXIOMA PARA O SUCESSO, DA PISCINA MAIOR.

# 00 pisicinaHá alguns anos atrás eu fui o primeiro síndico de um condomínio horizontal aqui em Curitiba. Você sabe como é a entrega por uma construtora de um empreendimento imobiliário, ou deve imaginar como seja. A construtora precisa entregar a administração para os moradores e sair de cena, e os moradores precisam se organizar  e verificar se o que compraram é o que está sendo entregue. Dependendo dos pontos de vista e interesses, pequenos detalhes podem gerar homéricas discussões e demandas legais.

Aí que eu entro, como já tinha experiência de ter sido síndico de outro empreendimento da mesma construtora lá fui indicado e eleito o primeiro síndico. Nessa fase inicial de um condomínio as questões a resolver são muitas, pessoais e coletivas. É necessário criar estatuto, regimento interno, conselhos, contratar funcionários, resolver diferenças entre vizinhos, estabelecer orçamentos e planejar a administração. É necessário um grande poder de negociação, influência e poder de condução das intermináveis reuniões que se faziam quase todas as semanas.

Durante essas reuniões de planejamento de ações, sempre que se pedia para os condôminos colocarem suas prioridades e desejos, a Valdete, uma vizinha nossa, sempre pedia que era necessário aumentar a piscina. Eu anotava, e pensava, é realmente a piscina não é muito grande, mas temos coisas mais importantes a nos preocupar antes da piscina, segurança, funcionários, limpeza etc.

As reuniões aconteciam, sempre agitadas e cheias de discussões e defesas acaloradas e a Valdete continuava firme no seu pedido, quando chegava a hora de estabelecer melhorias, lá vinha ela:

– Precisamos aumentar a piscina!

E ficava repetindo durantes umas quatro reuniões a mesma coisa. Assim como eu, ninguém dava muita importância para o tamanho da piscina, realmente pequena e só usada pelas crianças maiores já que havia uma outra para as crianças bem menores.

Ela chamou tanto a atenção que eu resolvi perguntar:

– Valdete, porque você acha que devemos aumentar o tamanho da piscina?

– Ah porque a do Borguese é bem maior! Minha cunhada mora lá e eu sei como é. Ela me respondeu.

Borguese é um outro condomínio da mesma construtora no mesmo bairro, só que com um padrão maior, casas maiores e mais caras.

– Esse é o problema da piscina? Ser do tamanho da do Borguese? Perguntei eu já achando que o problema estava resolvido definitivamente. Era uma questão de diferença entre cunhadas.

– Sim. Disse ela.

– Então, Valdete, porque você não comprou uma casa lá junto da sua cunhada e comprou aqui?

– Porque lá é bem mais caro! Enfatizou ela.

Eu já certo de ter encerrado esse assunto por alguns anos:

– Está fácil de resolver Valdete. Piscina grande mais dinheiro, piscina pequena menos dinheiro. Se você quer uma piscina maior tem que ganhar mais e ir para um condomínio maior. Esta piscina é do tamanho do nosso padrão, daquilo que nós pudemos pagar. Se você não foi para o Borguese e veio para este, este é o tamanho da sua piscina por enquanto.

Caiu um silêncio no salão de festas. Logo emendei sem dar chances.

– Vamos para o próximo item da pauta. Alguém tem alguma coisa a acrescentar?

Ninguém quis falar. A reunião foi encerrada. Ufa!

Agora eu lhe pergunto:

Qual o tamanho da sua piscina? Você vai ficar olhando a piscina do seu cunhado ou cunhada e tentando aumentar à força a sua ou vai buscar subir seu padrão de vida e morar num lugar com uma piscina enorme só para você? Todos temos direito a piscinas grandes, basta levantar e buscar novas oportunidades e fazer o necessário.

Ah, depois de tantos anos a piscina continua ainda do mesmo tamanho!

Assim temos:

AXIOMA Para o sucesso da piscina,

Se você olha o tamanho da piscina dos outros, você precisa avaliar o que anda fazendo da vida. Sucesso pequeno, piscina pequena. Piscina grande, maior sucesso.

Sucesso a todos com piscinas bem grandes que não precisem de se comparar com outras.

Abraços

Anúncios
Esse post foi publicado em Empreendedorismo, Gestão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s