TROCA DE AMIGOS OU …

Amigos 1

Um dia um analista da minha equipe chegou na minha mesa e pediu para falar comigo. Eu respondi, tudo bem pode falar. Ele me disse que era particular. Então me levantei e fomos para a sala de reuniões.

Chegando lá ele começou a me dizer que tinha um amigo médico que ia passar as férias na Europa. E continuou. Meu outro amigo que é empresário, trocou de carro de novo. O outro é diretor de uma empresa e comprou uma casa num condomínio fechado. Humm, tá e daí eu respondi. Ele então me veio dizendo que estava ganhando pouco que precisava de aumento. Zé, você acabou de receber uma promoção fazem 3 meses, disse-lhe eu. Tá, mas veja António, todos meus amigos de infância estão muito melhor que eu. Todos eles com uma vida bem melhor que a minha. Então eu perguntei, Zé, esse é o motivo para que você ganhe aumento de novo? Sim retrucou ele. Então é fácil de resolver pensei eu comigo mesmo. Zé, se esse é o motivo, tenha a solução para teu problema, não é eu te dar aumento e sim você trocar de amigos. E encerrei a conversa dizendo, TROCA DE AMIGOS ou …

Você também justifica a necessidade de seu crescimento só porque seus amigos estão crescendo? É essa a justificativa para você pedir aumento à sua empresa?

Me lembrei deste episódio, porque uma aluna me pediu conselhos de como pedir aumento. Desfilei as formas mais tradicionais sempre com o foco no empreendedorismo interno, no valor agregado com o trabalho dela, avaliar qual o tamanho do resultado que o trabalho dela está somando à equipe, o quanto ela está fornecendo soluções para o gestor e qual o tamanho dessas soluções, etc. Aí quis saber há quanto tempo ela estava sem receber aumento. Ele me disse que estava há pouco mais de um mês na empresa. Quando revelei meu espanto pela rapidez em já pedir aumento ela se justificou, não com os amigos, mas que estava trabalhando demais e fazendo muita coisa. Vou verificar se ela conseguiu o aumento tão desejado.

Pelo jeito as coisas não mudaram muito nestes tempos.

Mas voltemos aos amigos.

Um dos fatores muito importantes de sucesso é a associação. Nicholas Christakis já comprovou isso nos seus estudos e o divulgou no livro, “O Poder das Conexões” e na sua apresentação no TED. Pode ver aqui. Segundo ele, seu amigo influencia sua vida em 45%, o amigo dele 25% e o amigo do amigo do teu amigo 10%. Portanto o velho, diz-me com quem andas dir-te-ei quem és, é super verdadeiro. Por isso a grande importância do princípio da associação para o teu sucesso.

O meu funcionário Zé, estava certo, tinha bons amigos, melhores que ele. Mas em vez de aprender com eles como eles conseguiram o que tinha e também conseguir, preferiu a forma mais fácil, pedir mais um aumento de salário. Sem o correspondente aumento de produção.

Se associe com quem tem aquilo que você quer. A clássica sabedoria popular está certa. Escolha os amigos certos e aprenda com eles, faça com que o sucesso deles impulsione o seu.

Anúncios
Esse post foi publicado em carreira, Empreendedorismo, Redes sociais e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s