MACACOS IMITADORES

amacaco

Uma certa ocasião, numa das empresas em que trabalhei como gestor da TI encontrei um contador que não aceitava meus pareceres em relação à montagem do Plano de Contas Gerencial nem viu com bom grado uma sugestão de implantação de um sistema de custeio que fiz a pedido da diretoria. Isso criou um grande “mal estar” entre nós, chegando ele a me ameaçar de expulsão do país e cassação do meu registro no CRA, Conselho Regional de Administração. Ele não ficou só nas ameaças, fez mesmo a denúncia no CRC, Conselho Regional de Contabilidade, mas não deu em nada. Eu como administrador podia e posso dar pareceres e consultoria em relação aos sistemas gerenciais, não contábeis legais.

 Bom, mas como é comum nestes casos isso causou muita animosidade e brigas entre nós, envolvendo discussões ostensivas em privado e em reuniões também. Lógico que isso ficou evidente para toda a empresa e começou a prejudicar as relações entre nossos departamentos e nossas equipes. A coisa chegou a um pouco que fomos chamados a ter uma conversa a 3 com o diretor da empresa. Um alemão muito correto e franco, além de muito direto. Ele foi direto ao ponto e nos disse uma coisa muito interessante. Com um quase inexistente sotaque, ele fala muito bem o português, foi muito claro dizendo, aqui dentro da empresa não posso obrigar ninguém a ser amigo de ninguém. Amizade não adianta forçar e querer que as pessoas sejam amigas. Na empresa queremos resultados com o trabalho cooperativo de todos. Então não vou exigir que se abracem e sejam amigos, exijo isso sim que se respeitem, são profissionais e ser profissional passa por respeitar os colegas e não prejudicar a empresa com seus sentimentos pessoais. Se perceber que alguém está sendo desrespeitoso com o outro estará fora. Mais claro que isso não ele não poderia ter sido. E realmente ele está certo, essa coisa de querer forçar as amizades, companheirismos, danças circulares celtas, abraços, etc dentro das empresas é meio complicado, o que se tem que exigir é respeito mútuo e profissionalismo

Fiz toda esta volta para tentar explicar o clima que existia entre nós para que se perceba a grande surpresa que meu amigo hum … fulano de tal teve quando numa reunião me viu usar um modelo de cronograma de acompanhamento de tarefas igualzinho ao que ele usava.  Ele olhou e muito espantado, apontou para o meu lado da mesa, sempre sentávamos frente a frente, e quase gritando disse que eu o estava copiando, que o estava imitando. Eu que já esperava essa reação dele quando me visse o imitando, muito calmamente respondi sim copiei teu método, estou te imitando! Como isso e olhou para o diretor. Eu então disse, você deveria se sentir bem disso, achei que nessa parte o teu método é muito melhor que o meu e estou usando, te imitando. Sinta-se orgulhoso disso! Entre muitas e muitas lições que aprendi com o sábio e saudoso Gilberto Moreira, meu segundo gerente no Brasil, já tinha aprendido esta, fique atento porque você pode aprender de qualquer pessoa que passar pela sua vida, mesmo daqueles que você mais detesta.

Este fato real contei estes dias aos meus alunos a propósito de que nos prejudicamos a maior parte das vezes em função do chamado “não ir com a cara de”. Não importa se você gosta ou não do seu professor, do seu colega, do palestrante de quem quer que sejam. O que importa é o que essas pessoas fazem e dizem que é melhor do que você, que pode te ser útil. Esse fato faz toda a diferença. Essa rejeição e antipatia a maior parte das vezes idiota pode estar fechando seus olhos e ouvidos a algo bom e relevante para os teus resultados, pessoais ou profissionais.

Portanto continue não indo com a cara de quem seu santo não bate, mas preste bem atenção ao que essa pessoa faz melhor que você e absorva sem medo. Imite tudo que pode ser benéfico para você e melhor seu desempenho. Sejamos macacos de imitação do que os outros têm de melhor.

Anúncios
Esse post foi publicado em carreira, Gestão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s